Além de sustentável, reduz custos em comparação à energia elétrica
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, houve um crescimento de 90% no serviço de captação desse tipo de energia neste ano, em relação a 2019.
Desde 2017 esse crescimento vem sendo observado, quando ainda representava 0,1% da matriz energética brasileira. A expectativa é que o setor cresça ainda mais, já que o Governo zerou os impostos de importação dos inversores e painéis fotovoltaicos.
Apesar do investimento inicial, a energia solar gera uma economia que varia entre 50% e 95% na conta de luz, de acordo com o Portal Solar. Além do fator financeiro, esse tipo de energia não polui durante seu uso e ainda pode valorizar o imóvel, superando o valor investido.
Para Félix Varejão, engenheiro e membro da LVA, empresa de energias renováveis, existem ainda barreiras que impedem que a energia solar se desenvolva mais no país.
“O Brasil tem um enorme potencial energético (irradiação solar), quase o dobro da Europa e ainda assim não há um aproveitamento eficaz desse privilégio, por falta de políticas públicas para este setor imprescindível para o desenvolvimento do país”, disse.
Como funciona
A base desse sistema energético são as placas fotovoltaicas feitas de silício, elemento químico semicondutor cujos átomos, ao serem atingidos pelos raios solares, têm seus elétrons deslocados gerando uma corrente elétrica. A energia que não é utilizada, é direcionada para a rede elétrica, gerando crédito de kW para a fonte geradora.
Energia Solar com SINERGIA
A SINERGIA acredita que a energia é parte fundamental da sociedade moderna e tomamos para nós, o desafio de torná-la acessível e sustentável.
Seja SINERGIA, contribua com a nossa missão e faça um orçamento!
Fonte: https://www.meon.com.br/meonjovem/alunos/sustentabilidade-e-economia-captacao-de-energia-solar-tem-aumento-expressivo-no-brasil
0 comentários